Fibroscan

O FibroScan (também chamado de elastografia hepática) é um exame que mede a rigidez do fígado, ajudando a identificar fibrose (cicatrizes no fígado causadas por doenças crônicas) e esteatose (acúmulo de gordura no fígado).


Diferente da biópsia, que exige um pequeno corte para coletar tecido hepático, o FibroScan é totalmente indolor e rápido e permite uma avaliação precisa sem a necessidade de métodos invasivos.

Para que serve o FibroScan?

Esse exame é indicado para acompanhar e diagnosticar problemas no fígado, como:

Esteatose hepática (gordura no fígado)

Hepatite B e C crônicas

Cirrose hepática

Fibrose hepática

Como funciona o exame?

O procedimento é super simples e dura menos de 10 minutos. O paciente deita em uma maca, e o profissional posiciona um aparelho semelhante a um ultrassom na região das costelas. Esse dispositivo emite pequenas vibrações que medem a elasticidade do fígado. Quanto mais rígido estiver o órgão, maior pode ser o grau de fibrose.

Quem pode fazer o FibroScan?

Qualquer pessoa com suspeita ou diagnóstico de doenças hepáticas pode se beneficiar desse exame. No entanto, ele não é indicado para quem tem marca-passo ou ascite grave (acúmulo de líquido no abdômen).

Quais são as vantagens do FibroScan?

Não dói: diferente da biópsia, não precisa de cortes nem agulhas.

Rápido: o exame leva poucos minutos.

Seguro: não tem efeitos colaterais e pode ser repetido sem problemas.

Resultado imediato: os dados são analisados rapidamente pelo médico.

Precisa de preparo?

Sim! O ideal é ficar de jejum por pelo menos 3 horas antes do exame, pois a presença de alimentos pode interferir na precisão do resultado.


Se você tem dúvidas sobre a saúde do seu fígado, converse com um especialista e veja se o FibroScan é indicado para você!

Agende uma consulta

exame fibroscan em sp

Seu bem estar é a nossa prioridade!

AGENDE UMA CONSULTA
Realizamos atendimento presencial e por telemedicina.